segunda-feira, 23 de março de 2009

Tendências evolutivas dos Primatas

Adaptação á vida em sociedade – tirando orangotangos e algumas espécies de lémures e gálagos, todos os primatas levam uma vida em grupo. Estes grupos ou bandos são frequentemente formados por várias fêmeas e um ou dois machos adultos. Estes grupos podem atingir algumas centenas de indivíduos, podendo subdividir-se. Algumas espécies, quase todas de macacos do Novo Mundo, formam casais monogâmicos. Estas sociedades são mantidas por comportamentos característicos, como o catar comunitário.

A vida em sociedade tem a grande vantagem da protecção do grupo e a facilidade de transmissão de conhecimentos. A sociabilidade dos primatas tem surgido como resultado de características biológicas, como a existência de um único filho por gestação, com um prolongado período de crescimento pós-natal, durante o qual aprende, para disso fazer uso mais tarde. O predomínio da visão sobre o olfacto também favorece o comportamento social.

  • Desenvolvimento das faculdades mentais – o desenvolvimento progressivo de faculdades mentais corresponde á existência de uma face maior em relação ao crânio e de um maior encéfalo, em relação ao corpo. Os gorilas apresentam um encéfalo com 500cm3 e o Homem apresenta 1400cm3.

  • Adaptação a uma alimentação omnívora – os primatas têm uma alimentação variada, embora os mais pequenos sejam predominantemente insectívoros, enquanto os maiores se alimentam de frutos, sementes e pequenos animais. Apenas os társios são exclusivamente carnívoros. Deste modo, há uma redução dos músculos da mastigação, bem como das cristas de inserção dos músculos no crânio. Os dentes molares apresentam tubérculos e a arcada dentária passa de uma forma em V para uma forma em U.



Nossa opinião: Quase todos os primatas levam uma vida em grupo.
Os primatas tem uma alimentação variada.


Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/evolucao-humana.php

4 comentários:

  1. nós adoramos o assunto mesmo não ter entendido nada.

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo trabalho ficou otimo!!!!


    ass:ketlyn e amanda

    ResponderExcluir
  3. oi,nós adoramos esse assunto, porque isso nos ajuda não só a aprimorar nosso conhecimento mas também nos ajuda na disciplina de história. Bjus Paola e Lary

    ResponderExcluir

Evolução Humana 3D